sábado, 24 de abril de 2010

Então será Clarice

Ok, então será uma obra de Clarice Lispector nossa próxima leitura.
Queria que vocês lessem A paixão segundo G.H., mas ao mesmo tempo queria ler um inédito para mim.

Vamos votar? Quais vocês querem ler?

http://www.claricelispector.com.br/

7 comentários:

  1. Primeiro, deixem eu me apresentar o mais sucintamente possível (coisa difícil!! ;-). Sou casada com um dos "primos terceiros" do Leo (da Dani) e inclusive não estava aqui quando eles visitaram minha casa na Philadelphia.

    Achei a iniciativa de vocês e o blog o MÁXIMO (imaginem a tia Telma falando isso). Sou apaixonada pela literatura feminina, a tal ponto que fiz desse assunto o centro da minha pesquisa de doutorado. Em 2008 eu terminei/defendi a minha dissertação sobre as escritoras brasileiras traduzidas para o inglês, analisando obras traduzidas de 3 escritoras em especial: Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus (a escritora da favela), e Ana Maria Machado (sou louca por literatura infantil -- sugiro q um dia vocês leiam O diário de Helena Morley e assistam o filme Vida de Menina -- que é "mais ou menos" dessa categoria, pois foi escrito por uma garota no fim do século 19, AH, e leiam também Olhinhos de Gato da Cecilia Meireles, obra lindíssima, infantil também).

    "Anyway"... eu posso falar mais sobre mim depois (tipo que sou fanática por Jane Austen, livro favorito: Persuasion, e da literatura inglesa o meu livro favorito é o Wuthering Heights ou Morro dos ventos Uivantes, tanto que meu filho chama-se Linton, um sobrenome deste livro.

    Mas... voltando ao q interessa, da Clarice, eu sugeriria Água Viva, poema em prosa, coisa linda,cada frase pedindo mil interpretações e discussões. É curto, dá pra ler rapidinho, e é ótimo. Algo diferente seria o primeiro romance dela, ainda meio "cru" mas já sugerindo a maioria dos temas que viria permear a sua obra futura.

    Bom, vou terminando por aqui o meu épico comentário. Pra quem ler inglês, eu tenho um blog de 5 anos e meio de idade e pra lá de mil posts, podem visitar, as portas estão abertas ;-). Sou a mamãe em tradução, ou seja, Mama(e) in Translation.

    Ah, e "prazer em conhecer" virtualmente mesmo, quem sabe um dia em pessoa ;-).

    ResponderExcluir
  2. Ebaaaa
    Bom, eu voto no que você escolheu, mas se realmente quiser ler algo novo, eu voto em "Perto do Coração Selvagem" porque é o primeiro livro dela e eu gosto de ler obras no sentido cronológico para perceber a evolução do escritor e tal.

    mais votos meninas?

    ResponderExcluir
  3. Gostei da idéia de ler a obra no sentido cronológico, também gosto muito de fazer isso! Portanto, voto na sua indicação, Gi!

    ResponderExcluir
  4. hum.. Ha eu voto no que você escolheu mesmoo!!
    haa ja leu os livros da Janette Oke,
    é ficção evangélica, eu li Uma Mulher chamada Damaris e A escolha de Thelma , são ótimos. Só uma diquinhaa!!
    Bejãoo!!!

    ResponderExcluir
  5. Ester, pensei em uma maneira de falar e homenagear a todos que tanto vêm me incentivando com o carinho e apoio que me doam.
    Escrevi uma crônica pensando em nós blogueiros. Falei sobre o que penso ser o blog para nós. Você pode concordar ou discordar; pode também acrescentar; mas não deixe de opinar. Leia e entenderá por que a sua opinião é indispensável para mim e para todos blogueiros.

    Abraço do Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Lilian,
    Obrigada pela vsita no blog!

    Uau que honra tê-la por aqui!
    Doutora no assunto!

    Eu já vi o filme da Helena Morley e realmente é lindíssimo! Fiquei com muito orgulho do cinema nacional, o livro ainda não li.

    AMO Jane Austen, estou "estudando" as obras.
    Que bom saber que temos uma expert por perto.

    E o seu filho se chama Linton! Adorei! A Dani que indicou "Morro dos Ventos Uivantes", até hoje quando vou a um parque onde constantemente lia o livro, eu "lembro" de Heathcliff! rs. é muito sinistro.

    Obrigada pela sugestão de Clarice! E prazer em "conhecê-la!"

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto temos 3 votos para "Perto do Coração Selvagem" e 2 para "A Paixão Segundo G H", mais votos?

    ResponderExcluir